** PAI RONALDO TY ÒLÓÒGÚNÈDÉ **

Kèkérè-Awò do Àsè Kyeowjì 



(Braço direito)

Kèkérè-Awo (Primeiro e unico posto no Brasil dado pelo Nigeriano "IBATOYIN" ) em 26/04/1986 

No Ilè Àsè Òkè Bàbá Ode Aperan - Capital - São Paulo - SP  

                                                                                        

       Kèkérè-Awo é o maior Posto e de confiança da casa de ODE, é a segunda pessoa do Bàbálòrìsà/Awórò: Waldo ty Òsóòsì, é que cuida do bom andamento do Àsè Kyeowjì, juntamente com a Iyàlásè, Bàbálàsè e Iyàmórò. É essa a definição do "POSTO" que respeitosamente é competentemente ocupado por Pai Ronaldo ty Òlóògúnèdé no nosso Asé.  Desde quando se inicio não faltou com a sua dignidade e respeito junto aos Òrísàs e as regras do Àse Kyeowjì.

 

Como tudo começou no Àse Kyeowji

        Aparecida Dulce Monti Peres, sua mãe o esperava de (7) sete meses, quando começou a freqüentar a casa de candomblé, juntamente com seu Pai Ernesto Peres, e sua irmã Rosana Monti. Seu Pai com ferimentos nos pés que o comodava muito e foi levado pela sua Tia Dirce ty Oyà, hoje Iyàróbà da casa, (Àsè Kyowjì) para ser consultado.

        Em uma terça-feira do mês de Julho de 1984, na Rua Crisciúma, 1492 *  Jardim Brasil, no ILE DE ÒSÓÒSÌ * Ilè Àse Òkè Bàbá Ode Aperan - SP  - “Àse Kyeowjì".  Aos 15 anos com problemas espirituais, seus Pais junto com sua tia (Dirce) e filha de santo da casa trouxeram-no para jogar búzio, e foi quando dois meses depois no dia 12 de outubro do mesmo ano tomou um o seu primeiro "Eborí".           

        Após dois anos em 26 de Abril de 1986 se iniciava no Candomblé como Kèkérè-Awo, sendo o braço direito do Àse Kyeowji, feito de santo pelo Bàbálòrìsà Oya Otologi (filho de santo de Pai Vavá Negrinha) e colocado a sentar do lado direito do trono de Ode, para a felicidade de todos que naquele momento estavam ali presentes.

         Pessoa frágil, de bom coração humilde e curioso, de personalidade acessível, e muito fácil de se lidar quando lhe dão carinho, Ronaldo uma pessoa que está sempre alegre, nos dá exemplo de como agir em varias situações, desde das mais fáceis até as mais complicadas.  Procurando sempre agir com calma para que tudo se resolva da melhor forma possível.  Sai-se muito bem principalmente nas situações que requer uma grande desenvoltura e “jogo-de-cintura”.         

        Desde que se iniciou (1986) cumpre o seu dever no Àse Kyeowji, muito cobiçado pelos filhos e filhas de santo, mas nunca deixou transparecer a sua vaidade quando esta cumprindo ordem dada pelo Òrìsà.  Pessoa que convive lado a lado com Pai Waldo ty Òsòósì, amigo, irmão, filho e sempre apoiado mesmo que  muita  coisa  não  aceita,  mas  está  ali para dar a mão e para não deixar o seu ÀSE  enfraquecer.

        Presenteou ODE APERAN (Akueran) com o inicio da nova roça (casa de candomblé) juntamente com seu primo Sergio Pereira, no Rio de Janeiro, apoia todos os filhos de santo mesmo insatisfeito com atitudes de alguns deles, mas está ali ajudando e apoiando para não magoar quem quer seja as pessoas.

         Isto sim que é um exemplo de lealdade de um ser humano, que só tem virtudes e atitudes que só podemos elogiar. Para quem o conhece, sabe que ele é uma pessoa que já lutou muito na vida, com seus altos e baixos e se tem algo hoje foi graças a essa garra e a ajuda dos Òrísàs.  E uma pessoa que ele nunca abandonou, sendo sempre muito leal e quem sempre lhe ajudou nos momentos mais difíceis: Waldo Gomes Silva, o nosso Bàbálòrìsà - Aworo.

        Ele, sempre lutando com muita irreverência para ultrapassar os obstáculos que surgem na vida para que possa administrar sua vida e seus compromissos da melhor forma, e sempre com a maior competência e seriedade possível. Essa pessoa maravilhosa, clara com seus defeitos, mas principalmente com suas vitórias e lutas acertadas. No entanto, pequenas, mas muito significativas. Não existe palavras que poderiam defini-lo: LEAL, COMPANHEIRO, AMIGO, PRESTATIVO, FORTE,  RESPONSÁVEL, e outras muitas... Obrigado Ode! Por Termos entre nós um ser humano como ele. Parabéns Ronaldo! Por ser essa pessoa que sempre enfrentou os problemas e por nunca abandonar os seus amigos nos momentos mais difíceis, pois sabemos que isso não é uma tarefa fácil, para qualquer ser humano e principalmente para você que tem uma pessoa muito especial ao seu lado.                      

                                                                                              

                            Pesquisado:  Pâmela D. Pereira -  Comentários W.G.S. 

e-mail: asekyeowji-1976@bol.com.br